sexta-feira, 30 de maio de 2008

SUGESTÕES DE ATIVIDADE SOBRE LUZ E COR



1. Construção de um espectrômetro caseiro

Corte um CD transparente em pequenos pedaços, cerca de 2 x 2 cm (um único CD renderá vários espectrômetros). Pegue uma caixa de papelão pequena, como uma caixa de disquetes, por exemplo.

Em uma das tampas (aba móvel) recorte um quadrado pouco menor que sua rede de difração. Esta janela deve ser feita próximo à lateral da tampa. A rede será encaixada nesta janela e presa com fita adesiva.

Na outra tampa precisamos produzir uma fenda de largura variável para a entrada de luz e um anteparo com uma escala graduada. Numa tira de papelão da mesma largura e comprimento da tampa, cole um pedaço de papel milimetrado, cobrindo totalmente a tira.

Recorte totalmente a tampa e cole a na caixa, transversalmente. Desse modo a tampa funcionará como trilho suporte para o anteparo com a escala. Introduza o anteparo com a escala voltada para dentro e deixe um vão (fenda) do mesmo lado da rede de difração, para a entrada de luz.

Pronto! Agora é só experimentar!

Direcione a fenda para uma lâmpada qualquer e olhe através da rede. Ajuste a largura da fenda (cerca de 2 a 3 mm) até que seja possível ver o espectro projetado no anteparo.

A atividade completa encontra-se no site: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num2/a13.pdf




2. ATIVIDADE: COMPONDO OUTRAS CORES

Nesta atividade iremos "misturar luz" das cores chamadas primárias, que são o vermelho, o verde e o azul. Isto pode ser feito com uma "caixa de cores", na qual existem três bocais para instalação de lâmpadas: vermelha, verde e azul, cada uma com um interruptor.

No lado oposto aos bocais existe uma abertura circular para saída da luz, que deverá ser projetada sobre um anteparo branco.

A atividade completa encontra-se no site:

http://axpfep1.if.usp.br/~gref/optica/optica2.pdf

Nenhum comentário: